Argentina
O que comer em San Carlos de Bariloche
O que comer em San Carlos de Bariloche? Defumados e chocolate são a especialidade, juntamente com a confeitaria do norte europeu e a cerveja artesanal.
Além de ter sido declarada “Capital Nacional do Chocolate”, esta cidade da província de Rio Negro oferece sabores infinitos. A linha gastronômica é um verdadeiro espetáculo para o paladar, então decidir o que comer em San Carlos de Bariloche pode representar um grande desafio para seus visitantes. As delícias deste lugar são incontáveis!
Os pratos de Bariloche são caracterizados pelos defumados patagônicos, sendo a comida típica do local salmão e truta, sendo ambos peixes típicos dos lagos e rios patagônicos. Assim, você também terá a opção de prová-los frescos e empanados em molhos. Você escolhe a opção da sua preferência.
Claro, você não precisa deixar de lado o cordeiro patagônico (tradicional da região), o veado e o javali. Em suma, San Carlos de Bariloche oferece opções de carnes vermelhas e brancas grelhadas ou em uma variedade de molhos, como o de cogumelos. Há também alternativas de massas recheadas com iguarias marinhas.
Não se preocupe se você está viajando com crianças que preferem comida clássica. Em San Carlos de Bariloche também há opções de pizza, churrasco e massas caseiras. Da mesma forma, variedade de sobremesas, entre as quais se destaca o “Fondue de Chocolate”.
POR QUE BARILOCHE É A CAPITAL NACIONAL DO CHOCOLATE?
Bariloche está cheia de chocolatarias e por isso oferece chocolate em todas as suas apresentações. É o melhor? É que este produto fascinante é feito à vista dos visitantes, que têm a oportunidade de prová-lo antes de comprá-lo. Um tipo de controle de qualidade que sempre excede as expectativas.
Como se isso não bastasse, na cidade tem o Museu do Chocolate, onde você pode aprender mais sobre a origem desse prazer, sua elaboração, sua variedade e como se instalou em San Carlos de Bariloche até que transformou a cidade na Capital Nacional do Chocolate.
Quando for comê-lo, você poderá optar por várias maneiras: em barras com nozes, cereais e frutos característicos da região ou no majestoso Fondue de Chocolate. Em suma, é algo imperdível em uma tarde de lanche.
Além do que dissemos, é importante notar que as sobremesas da cidade têm uma inclinação óbvia pela confeitaria do norte da Europa. Você encontrará bolos, mousses, panquecas decoradas com molhos de frutas silvestres e sorvete caseiro. Se preferir doces regionais, você também poderá se deliciar com lemon pie e cheese cake.
Sem dúvida, agora você deve ter uma ideia mais clara do que comer em San Carlos de Bariloche. No entanto, você ainda precisa conhecer um prato único da cidade e suas bebidas clássicas e imperdíveis. Então vamos seguir em frente!

CURANTO, DELÍCIA TÍPICA DE BARILOCHE
Além de tudo isso, há um prato típico muito característico de Bariloche. É o curanto, um alimento tradicional da região cozido na terra, em pedras e envolvido em folhas. Mas o que é isso?
A primeira coisa a ser esclarecida é que o nome é devido ao modo de preparo e não aos ingredientes. Curanto significa “pedra quente” e consiste em uma maneira peculiar de cozinhar dos índios mapuches. É bom lembrar a influência que as tribos indígenas nativas tiveram em Bariloche.
Dessa forma, vegetais como batata, batata-doce, maçã, cenoura e abóbora recheada, juntamente com carne bovina, cordeiro, frango, porco e chouriços são cozidos em pedras incandescentes, que são enterradas em um buraco cavado no chão e cobertos com terra. Para isso, a comida é embrulhada em folhas de maqui ou malca e pano molhado.
É uma espécie de forno, com o vapor passando pela superfície do solo, que avisa que o tempo de cozimento acabou. O cheiro e o gosto do curanto é indescritível, então você deve experimentá-lo. Agora você já sabe o que comer em San Carlos de Bariloche.

CERVEJA, VINHO E CHÁ
Se são bebidas, não há dúvida, o vinho requintado é o companheiro ideal para cada prato servido em Bariloche. No entanto, a cerveja artesanal é um clássico deste destino. Bariloche é o lar de cervejarias artesanais: tanto tradicionais quanto novidades.
Acontece que essa cidade já tem mais de 100 anos fabricando este produto, a ponto de oferecer aos turistas uma “rota da cerveja” na qual, é claro, você não pode perder uma boa “degustação” É o melhor? É que a degustação é acompanhada pelas famosas “picadas argentinas”, que são pequenas porções de carnes defumadas, queijos e outros ingredientes.
Enquanto isso, o chá é a melhor escolha para o lanche. Na verdade, há “casas de chá” por toda Bariloche. São outros ícones da cidade, onde você pode provar pães caseiros e doces acompanhados dessa bebida quente, incluindo chocolate tradicional. Nesta ordem de ideias, convidamos você a consultar nosso artigo sobre as rotas gastronômicas de Bariloche.
Como você verá, em geral, a gastronomia local se destaca pela influência de seus primeiros colonos alemães e suíços. O que significa que o toque europeu vai além de sua arquitetura. Seja como for, comer em San Carlos de Bariloche não será um problema, mas um verdadeiro prazer para o paladar. Em caso de conselhos, não hesite em escrever aos nossos especialistas em viagens. Eles podem ajudar você a organizar o seu itinerário!

